top of page
  • Foto do escritorAudrey Rose de Moura

Dicas de Mangá


Há uns dias, fiz uma lista de meus gostos de Manhwa. Agora chegou a vez dos mangás!

Lembrando que esse post é um gosto pessoal, e não é de fato uma obrigatoriedade, apenas uma dica para quem quer ler algo.


O que é mangá?

O mangá ou manga, é a palavra usada para designar história em quadrinhos ou banda desenhada feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Wikipédia


TOP List


Vamos começar com um TOP list de alguns mangás que curto bastante. Lembrando que é meu gosto pessoal!


#1 Sora wa Akai Kawa no Hotori (Meu favorito da vida)
de Shinohara, Chie

História - Sem nenhuma razão aparente, Yuri Suzuki, de quinze anos, é repentinamente arrancada de seu mundo moderno por um par de mãos emergindo da água. Ela é transportada de volta para Hattusa, a capital do Império Hitita, durante a Idade do Bronze; sua rainha, Nakia, deseja usar Yuri como um sacrifício humano. A única maneira de Yuri sobreviver é se tornando a concubina do Príncipe do Império e Ishtar do povo do Império. Com o perigo a cada passo e seu coração partido, Yuri decidirá ficar em Hattusa ou tentar encontrar o caminho de volta para casa?


Por quê? Um mangá extremamente fantástico, se assim posso dizer. Na verdade, é um clássico atemporal que vai cativar a atenção do leitor. É certamente um dos melhores mangás que pode lidar com a inovação em ritmo acelerado na indústria do mangá.


Eu absolutamente adoro esse mangá e fico honestamente chocada que não haja muitos outros comentários sobre ele. Eu achei esse mangá brilhante, sem mencionar que era totalmente divertido.


A história é basicamente sobre uma garota que é trazida de volta no tempo ao antigo Anatolia (Turquia atual), Império Hitita, por uma rainha do mal. Parece bastante insípido e extravagante, mas surpreendentemente era bastante demais! Sora wa Akai Kawa no Hotori é uma maravilhosa combinação de gêneros embrulhados em um único mangá e apresentados de uma forma que, sem dúvida, o manterá entretido. Ação, romance (definitivamente!), Drama e muito mais são apresentados aqui, e eu simplesmente amo essa história. Acho que já li umas vintes vezes!


Meus livros também tem muita inspiração aqui, principalmente o fato dela ser abduzida sem nenhuma razão, e se tornar uma imperatriz... (não consegui evitar, minha obra favorita tinha que ser homenageada de alguma forma).




#2 Marry Me
de Yuuki, Miku

História - A história segue o funcionário de 28 anos, Akiyasu Shin, escolhido para participar de um novo programa do governo chamado "lei de proteção ao NEET". Este projeto associa os funcionários públicos com NEETs, como um meio para reabilitá-los e reintegrá-los na sociedade. O problema é, sua parceira, Sawamoto Himari, foi registrada no projeto sem seu conhecimento! Será que Akiyasu Shin acaba conquistando-a? Ou este casamento arranjado acabará sendo um desastre?!


Por quê? Em primeiro lugar, eu pessoalmente adoro (d) este mangá. Eu amo essa história, pelo simples fato de que é um mangá colorido, seguindo a linha Manhwa. Além disso, como todos sabem, amo história de famílias e casamentos.


É uma história densa e leve ao mesmo tempo, com personagens fofos e interessantes. O mangá começa devagar e continua queimando lentamente enquanto introduz personagens e elabora em cada um deles, mantendo a "história principal" de Sin e Mari. Cada personagem tem algum tipo de problema / complexo pessoal e, portanto, diferentes maneiras / problemas de se comunicar adequadamente.


Além disso, me identifiquei com a Himari, com a questão do gato. Eu amo gatos, tenho 7, e ela ama muito o seu gatinho. Ele se torna uma ponte para aproximação de Shin e Himari, o que achei bem tenso a príncipio, depois fofo. Percebe-se que o Shin começa a se importar com ela por aqui.





#3 - Punderer (Com Spoiler, cuidado!)

História - É o ano 305 do calendário Alcian e o mundo é atualmente controlado por ” números”. Todo ser humano ao nascer é marcado com um “Count”. Esta contagem pode ser qualquer coisa. A quantidade de quilômetros que andou, ou a quantidade de pessoas que disseram que sua comida é saborosa. Se sua contagem cair para 0, você será enviado para o abismo. Após a contagem da mãe de Hina cair para 0, o seu último pedido foi para Hina procurar pelo lendário Barão Vermelho.


Por quê? Bem, essa história lembrou uma vez que tive um sonho estranho, que as pessoas eram separadas entre o céu e a terra. Havia construído uma enorme plataforma, e o carinhas que viviam no céu eram tidos como deuses. Conceito que transportei para Parceiro das Estrelas (minha obra, mas que ainda não cheguei nisso, embora só dei uma pincelada).


Plunderer tem essa pegada, só que é um mistério que já dei spoiler kkkk. Eu lembro que quando comecei, nem li sinopse e nem vi nenhuma resenha sobre a história, e seriamente, achei a história muito interessante. Até hoje não vi o anime, e nem preciso, julgo que somente o mangá já é demais. Além disso, gosto da história porque tem um romancinho.


O mau é que cai no velho clichê de mangá shonen, e fica bastante enrolado.





#4 Sousei no Onmyouji
de Sukeno Yoshiaki

História - Sōsei no Onmyōji é um mangá japonês de ação, fantasia, sobrenatural e shōnen escrito e ilustrado por Yoshiaki Sukeno sobre um par de jovens talentosos exorcistas que de acordo com uma profecia estão destinados a se casarem e terem um filho que será um lendário exorcista.


Por quê? Simplesmente porque tem romance, paradas espirituais e muita ação! Essa obra eu nunca dei nada para ela, principalmente porque eles começam com 12 anos, e para mim era mais uma história com público alvo dessa faixa de idade. Mas eles vão crescendo, e a história vai evoluindo conforma a faixa de idade deles.


Claro, o romance deixa a desejar, mas é esperado de muitas obras japonesas. Ainda assim, é um bom romance porque você torce por ele, de verdade. Sempre parece a fio para se destruído.


Outra coisa que acho muito foda, é a construção de mundo. Você não tem personagens mega fortes e inimigos fracos. Há um equilíbrio entre essas castas, então, quem pensa que nunca será tocado, morre do nada. Só que você percebe que tem completa sustenção para morte, porque os inimigos não são fracos e a guerra é uma coisa muito equilibrada.


Eu sempre digo que baseei o Ritual do Parceiro em minha história em Corte de Espinhos e Rosas (Sarah J. Maas), mas não foi mesmo! Veio de Sousei no Omyouji, rs. Na parte das Estrelas Gêmeas, inclusive a guerra espiritual também veio daqui, porque como disse, há um equilíbrio entre os exorcistas e os kegares. Autores, aprendam a dar essa equilíbrio, o que sempre de dá um frio na espinha de seus personagens favoritos irem para o espaço!






#5 Steins; Gate (anime e mangá)
de Chiyomaru Shikura


História - O autoproclamado cientista louco Rintarou Okabe aluga um quarto em um prédio velho e frágil em Akihabara, onde se entrega ao hobby de inventar "aparelhos do futuro" com outros membros do laboratório: Mayuri Shiina, seu amigo de infância cabeça-de-vento, e Hashida Itaru, um hacker pervertido apelidado de "Daru". Os três passam o tempo mexendo em sua engenhoca mais promissora, uma máquina batizada de "Microondas Telefônicas", que desempenha a estranha função de transformar bananas em pilhas de gel verde.


Embora milagroso em si mesmo, o fenômeno não fornece nada de concreto na busca de Okabe por um avanço científico; isto é, até que os membros do laboratório sejam estimulados a entrar em ação por uma série de acontecimentos misteriosos antes de tropeçarem em um sucesso inesperado - o Phone Microwave pode enviar e-mails para o passado, alterando o fluxo da história.


Adaptado do romance visual aclamado pela crítica por 5pb. e Nitroplus, Steins; Gate leva Okabe pelas profundezas da teoria científica e praticidade. Forçado a atravessar os fios divergentes do passado e do presente, Okabe deve arcar com os fardos que vêm com a posse da chave para o reino do tempo.


Por quê? “Ninguém sabe o que o futuro reserva. É por isso que seu potencial é infinito. ”

Okabe Rintarou (Steins; Gate).


É uma obra que sempre quis escrever. Um cotidiano entediante, com gatilhos de ficção cientifica (Mas nunca consegui, óbvio). É uma história elogiada por muitos, e acho que a série definitivamente merece todos os elogios: é um excelente trabalho. Steins; Gate é, em essência, um anime único. Não há um único show que eu achei que seja comparável a Steins; Gate!


Esta é de longe a história de viagem no tempo mais bem executada que já vi em minha experiência com anime, e se você ainda não viu, definitivamente está perdendo!






#6 Skip Beat!
de Yoshiki Nakamura

História - Skip Beat conta a história de Kyoko Mogami, uma garota que foi para Tóquio na intenção de ajudar seu amigo Shou a realizar seu sonho de tornar-se uma estrela. Acontece que este não era bem o tipo “ideal” de amigo, e isso fará uma reviravolta na vida da jovem, que tentará entrar para o mundo do ShowBiz para realizar sua vingança.


A comédia romântica criada por Yoshiki Nakamura é caracterizada como shoujo (ou seja, um trabalho destinado principalmente ao público feminino). Porém, a crítica afirma que Skip Beat! consegue ultrapassar as barreiras da comédia melosa e desproposital, chamando os espectadores a uma experiência inovadora, de sentimentos complexos e ambíguos.


Por quê? A gente está muito acostumado a exaltar histórias americanas, mas não tenho feito isso há anos. Nada contra quem gosta, mas não sou muito fã das narrativas americanas (apesar de que consumo também, é tipo uma relação de amor e ódio). O que quero dizer com isso? Bem, a gente sempre vê como é o cenário do showbiz dos EUA, mas nunca sabemos como é o do nosso próprio país.


Em Skip Beat!, vemos como é o cenário japonês de atuação e música. A história me venceu por aí. E as menções aos showbiz externo é bem pouco, se concentra a Mídia japonesa, e apesar de ser uma ficção, dá para ter uma ideia como é.


Além disso, nossa queridinha vingativa Kyoko te ganha desde o começo. E quando aparece outros personagens, além do Sho, você percebe haver um mercado de música e atuação bastante abrangente.


A história é suuuuuuuper longa, e até hoje não acabou. Tem um anime de alguns episódios, e às vezes enrola um pouco (mas típico de mangá), entretanto, vou até o fim!






#7 Magi: The Labyrinth of Magic
de Ohtaka, Shinobu


História - Essa história é sobre o fluxo do destino e da batalha para manter o mundo no caminho certo. Aladdin é um garoto que tem a intenção de explorar o mundo depois de ficar preso em uma sala na maior parte de sua vida. Seu melhor amigo é uma flauta com um djinn nele, chamado Ugo. Pouco tempo depois, Aladdin descobre que ele é um Magi, um mago que escolhe os reis, e ele nasceu para escolher reis que vão seguir o caminho justo, lutando contra aqueles que querem destruir o destino. Siga suas aventuras de como ele conhece os outros contos de "Mil e Uma Noites", como Ali Babá e Sinbad, e a luta para manter o equilíbrio do mundo que está em cheque!


Por quê? Magi envolve umas das mitologia e cenário que mais gosto, que é ali do oriente médio (com Djinn e Aladdins e afins).


Mas é muito mais do que isso, amor a história pelo envolvimento político. Tem uma crítica velada ao comunismo, capitalismo e vários "ismo". Ficamos brigando feito idiotas por x e y, e no fim continuamos todos no mesmo barco feito idiotas!


Eu ainda não vi o fim, já que foi finalizado, mas garanto que tu vai amar essa história. Os personagens são bem cativantes e interessantes, passagens do tempo, um pouco de enrolação, mas compensa passa a tarde lendo!


Muito do worldbuding de Parceiro das Estrelas também bebeu um pouco da fonte de Magi, porque é uma obra sensacional. Eu comecei vendo o anime na Netflix, e simplesmente migrei para o mangá. Não me arrependo de ter lindo nenhuma linha.






#8 Spy x Family
de Endou, Tatsuya

História - O mestre espião de codinome "Twilight" passou seus dias em missões secretas, tudo pelo sonho de um mundo melhor. Mas um dia, ele recebe uma nova ordem particularmente difícil da central de comando. Para sua missão, ele deve formar uma família temporária e começar uma nova vida!?


Por quê? Novamente, pela família formada. Com pessoas bastante... diferentes uma das outras. Eu amo histórias de famílias tradicionais, essa é uma, porém ainda são pessoas com tudo para fazer tudo ir à merda, mas ainda assim você vê cada um deles se esforçando para tudo dar certo. Claro que é por seus objetivos pessoais, mas vão se envolvendo uns com os outros. Eu me apaixonei pela história desde o primeiro capítulo.


Destaque para Anya, a garotinha, meu Deus, como eu dou risada com ela. Ela tem um baita de um super dom, mas é burrinha, o que a torna simplesmente incrível!





Bônus


#1 Chijou no Seppun (18+)
de Kisaragi, Hiiro

História - Kashiwagi ama os livros. Colecionar é seu passatempo favorito e ela ama seu trabalho como bibliotecária. Agora que está solteira... Tem mais tempo para se dedicar aos livros e não planeja se apaixonar! Mas quando um bonito ex-colega de turma aparece em sua frente, faz que seus planos esteja em perigo... Ela quer continuar solteira. Mas... Será uma batalha perdida? A mesma autora de Onegai, Sore a Yamenai de e Toge ni Kuchizuke.


Por quê? Em minha busca de 18+ que não seja hentai, encontrei essa aqui, que é bem fofinho. A personagem principal é uma bibliotecária, o que por si só já me conquistou. E história tem bastante cenas adultas, com personagens adultos. Gostei só por isso, rs. Mas já está caindo nos clichêzão!....



#2 Seijo no Maryoku wa Bannou desu
de Tachibana, Yuka & Syuri, Yasuyuki (Arte)


História - Sei, uma trabalhadora de escritório de 20 anos, é levada para um mundo totalmente novo. Infelizmente para Sei, o ritual que a convocou - destinado a produzir um “Santo” que baniria a magia negra - trouxe duas pessoas ao invés de uma. E todo mundo prefere a segunda garota a Sei ?! Mas tudo bem para Sei, que deixa o palácio real para abrir uma loja de poções e cosméticos com sua magia recém-descoberta. Os negócios estão crescendo, e esta pode não ser uma vida tão ruim, afinal ... contanto que sua suposta santidade não volte para assombrá-la.


Por quê? - Um isekai que achei muito interessante, onde personagem principal não que mostra que é foda. Vou ser doce e curta com este, o Seijo foi um dos melhores que li, é uma pena que o anime não tenha recebido muita atenção. Mas, para aqueles que dar uma chance, vai encontrar uma incrível história de fantasia baseada em personagens. Sei é uma das personagens mais adoráveis ​​que encontrei em uma isekai.




#3 Ase to Sekken (18+)
de Yamada, Kintetsu

História - Asako Yaeshima é uma tímida funcionária de escritório da Lilia Drop, uma empresa de higiene pessoal. Asako adora a empresa, pois tem vergonha de seus problemas de suor e odor corporal, e o cheiro do sabonete produzido pela empresa é a única coisa capaz de minar suas inseguranças. No entanto, quando Kotaro Natori, o principal desenvolvedor de produtos da empresa, se aproxima dela e sente um cheiro profundo, ele afirma que adora o cheiro de Asako e a acha inspirador. Como os dois continuam a se encontrar para trabalhar, Asako começa a se importar menos em ser farejado por Kotaro, e eles começam um relacionamento romântico.


Por quê? Me identifiquei com a Asako, eu também tenho medo de cheirar mal, por isso sempre afasto as pessoas kkkk, principalmente homens. Esse é um dos romances mais realista que já vi, de alguma forma. Este mangá tem o casal mais fofo e saudável de todos os tempos. Verdadeiramente, uma série subestimada, já que este casal não apenas retrata uma das relações mais realistas que li no mangá, mas também a mais saudável em termos de progressão e motivação do personagem.


Não tem aquele cliché japonês de um externo vir, e o cara ficar em dúvida e não dar um passa fora logo. Kotaro dá um fora num externo e diz coisa bastante adulta. Eu amo essa história!


Fiquei surpresa por ter gostado da história e da relação de Asako e Natori-san. Apesar do fetiche por cheiros, o relacionamento é bastante relaxante, sem nenhum drama orquestrado. É um trabalho refrescante (sem trocadilhos) e alegre dentro do gênero josei! Fortemente recomendo.




----------




Enfim, essas foram as minhas indicações de mangás. Depois que comecei a ler os Manhwa, acredito que as histórias coreanas são tão clichês quanto, porém, sei lá, gostei mais... Tenho lido bem poucos mangás, ainda mais quando a maioria os romances são bem fraquinhos. E sou do tipo que não tiver romance, nem leio kkkkkk, mentira!


Até.

Audrey

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page