top of page
  • Foto do escritorAudrey Rose de Moura

Resenha #2 POR AMOR AS CAUSAS PERDIDAS

Atualizado: 22 de jun. de 2022


Título: Por Amor às Causas Perdidas

Autor: LAÍS DOS PASSOS

Editora: INDEPENDENTE

Gênero: Romance/ Fantasia / SCI-FI

Páginas: 33 CAPÍTULOS NO WATTPAD.

Ano: 2019

Classificação: ★★★★★




Sinopse: Após anos vivendo de miséria na periferia de Thanys, Eloy, um estelionatário de mão-cheia, resolve se mudar para Gnirian, país vizinho e muito mais desenvolvido que o seu, na intenção de viver de golpes maiores. Numa ironia do destino, acaba descobrindo que estelionato é um crime passível de pena de morte no país, e que Samus, a chefe das forças armadas gnirianas, está de marcação cerrada em cima dele.

Tudo parece tomar um rumo diferente, quando Zya, uma renomada caçadora de recompensas, resgata-o da morte, alegando ter recebido uma quantia inimaginável para levá-lo até alguém que tem muito interesse na sua vida.

Indagando-se quem pagaria tanto pela vida de um desafortunado, eles embarcam em uma fuga cheia de aventuras e descobertas.

Quem seria essa pessoa misteriosa e quais suas motivações?



Indicado para 16+


 

Eu já havia lido a série A Corte da Laís dos Passos, e percebi que sua criação de mundo é muito diferente de qualquer coisa que tinha lido antes.


Em Por Amor Às Causas Perdidas acompanhamos a prisão e "fuga" de Eloy, um criminoso bonitão, que também é burro para caramba! Em contrapartida, temos a caçadora de recompensas Zya e a Samus, responsável por prender o Eloy. Após o resgate das celas dos calabouços, vemos Zya levando Eloy para alguém (sem spoiler) que lhe prometeu muito dinheiro; do outro lado, temos a Samus, que está em busca de reparar seu "erro", quando Zya conseguiu "salvar" Eloy do interior da prisão em sua jurisdição.


Os personagens são muito bem construídos, e caracterizados sem sair ninguém de seu perfil. Eloy é burro feito uma porta, apesar de ser um estelionatário. Zya é uma caçadora de recompensas irritadinha, e Samus é um pouco chatinha. Muitas vezes eu só consegui visualizar a Samus como a Esdeath de Akame ga Kill!




E o Amin (melhor amigo/apaixonado pela Samus), me veio essa imagem, e não consegui tirar da cabeça:




Enfim, cada um tem seu próprio background, apesar de que acreditar que dava para se aprofundar mais densamente em cada uma delas. Como é uma leitura rápida, pode passar batido que não vai impactar na leitura.


O começo, meu Deus, como estava muito tempo sem ler, demorei para entrar na história. Contudo, logo que consegui me reacostumar com o hábito da leitura, me senti amiga das personagens.


Por Amor às Causas Perdidas, é uma categoria de leitura que te tira da ressaca literária, mas acredito que todas as histórias da Laís entre nessa categoria, porque a escrita dela é super fluída e rápida. Minhas únicas ressalvas são alguns vícios de escrita que a Laís traz em todas as suas histórias (pelo menos em todas que li) - algo como "já", "claro que fulano de tal pensou que o mundo era plano". Tenho uma escrita mais formal, isso às vezes me incomoda, mas nada que atrapalhe a leitura (na verdade, é só chatice minha, mesmo).


Voltando para construção de mundo, a obra não apresenta o mundo todo de uma vez na sua cara. Difere de "fantasias" convencionais em que o autor já quer contar a criação do mundo no prólogo (nada contra, mas não recomendo). Como lera uma história anterior sabia ser assim, e ainda me admira que a Laís domina completamente o tipo de construção de mundo que adoro, e às vezes tenho um pouco de dificuldade para seguir (risos).


Ela manda o necessário quando tem que estar na trama, fazendo o roteiro andar sem nenhum empecilho, amarrando toda a história sem desperdiçar com centenas de explicações para fechar as pontas soltas.


Acho isso tão fantástico, que já estava curiosa para saber quem diabos havia contratado a Zya para resgatar o Eloy, e quando a resposta vem (sem spoiler), outro gancho aparece e você se vê preso na história para saber o que vai acontecer.


Aliás, Por Amor às Causas Perdidas tem esse poder em te prender, fazendo se perguntar "o que vai acontecer depois?".


Em minha conclusão, Por Amor às Causas Perdidas ganhou 4,9 estrelas por se uma história rápida, comercial, que te prende do início ao fim. Um decréscimo na estrela pelo vício de linguagem, rs. Vou recomendar para todos que perguntarem.


Corra e também confira essa história maravilhosa disponível no wattpad!


Classificação Final: 4.9 ★★★★★



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page